Aterro Sanitário de Gramacho

Encerramento das atividades do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho

Estudos técnicos realizados pela Companhia de Limpeza Urbana do Rio de janeiro –  COMLURB mostram que o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (AMJG) está  condenado.  Cerca de 80% do lixo produzido na região metropolitana do Rio de Janeiro, perto de  8.000 toneladas/dia,  já ameaçam sua integridade e apontam para riscos de um  grave  desastre socioambiental.

O aterro fica situado no Município de Duque de Caxias, RJ, no bairro de Jardim  Gramacho,  1º Distrito (Duque de Caxias).  Situado ás margens da Baia de Guanabara e  ocupa atualmente uma área de aproximadamente 1,3 milhões de m². Foi instalado a  partir de  convênio firmado em 1976 entre a FUNDREM, a COMLURB e a Prefeitura  Municipal de Nilópolis, e com termos aditivos ao convênio foram incluídos os  municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti.

O aterro está no limite de sua capacidade e já apresenta sinais que, uma parte do lixo  acumulado ali nos últimos 30 anos, pode verter para dentro da Baia de Guanabara.  A melhor imagem que se pode usar para descrever o que pode acontecer com o aterro é  a de uma grande montanha de lixo sobre uma base gelatinosa – já que o solo é argiloso no local que outrora era mangue – que a qualquer momento pode desandar para dentro da Baia de Guanabara.

Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=154&Itemid=265

Aterro Sanitário de Gramacho
Aterro Sanitário de Gramacho

Deixe um comentário